HES-Unicamp é referência em estágios dos cursos de Enfermagem e Nutrição

Todos sabemos que o estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. É durante a […]

Autor: Caius

Todos sabemos que o estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. É durante a realização que o conhecimento acadêmico encontra a experiência real. O modelo de gestão interdisciplinar do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) tem garantido uma expressiva representação de valores e perspectivas das diversas carreiras profissionais da saúde, como é o caso dos cursos de Enfermagem e Nutrição. Seu relevante benefício para a formação multidisciplinar dos estudantes tem oferecido um novo olhar para o futuro, por meio da construção de um novo projeto de vida e carreira profissional.

Ao fazer o estágio, o aluno pode ter uma base mais completa de como será o futuro profissional, a aplicabilidade e reflexão sobre a prática que se inicia neste momento, além de entender e vivenciar como funciona o mercado de trabalho. Outro ponto indispensável é ter o acompanhamento de um profissional mais experiente, que possa dividir sobre conhecimentos e experiências adquiridas ao longo de sua carreira.

Para Diogo Cunha, coordenador do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp( FCA), o constante aperfeiçoamento dos profissionais tem acontecido também em virtude do estágio: “Na faculdade eles veem a teoria sobre as doenças e dietas, porém aplicá-las na prática perpassa por barreiras que são muito particulares, como gestão de suprimentos, aceitação do paciente, tipo de doença, desejos e até falta de apetite. O aluno deve então utilizar a sensibilidade, apoiado nos conceitos técnicos, para tomar as melhores decisões para cada paciente. Além disso, o aluno vivencia a prática de lidar com pessoas; líderes; dificuldades técnicas; fatores que são naturais de toda prática profissional”, explica.

No curso de Nutrição, os alunos são encaminhados para a vivência do estágio a partir do quarto ano, quando já concluíram todas as disciplinas teóricas. Em média, 12 alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas participam do aperfeiçoamento, com a média de 300 horas, o que equivale, aproximadamente, a 50 dias úteis de estágio.

Durante o período, Cunha destaca que vivenciar a prática do nutricionista em um Hospital Universitário auxilia muito estes futuros profissionais. “O HES é um hospital de grande porte. Logo, os alunos têm contato com diferentes tipos de pacientes. Além disso, o hospital conta com uma equipe de Nutrição muito bem organizada e com elevado nível técnico, o que favorece a orientação e aprendizado dos alunos. O Hospital Estadual de Sumaré é hoje um dos nossos estágios mais importantes na área de nutrição clínica”, afirma o professor.

O Hospital Estadual Sumaré tem tido também, importância fundamental como plataforma de ensino, pesquisa e extensão da Escola de Enfermagem da Unicamp (FENF). Desde a sua origem, tem sido espaço para alunos aprenderem e exercitarem os cuidados da enfermagem, a partir do privilegiado crescimento e desenvolvimento oferecidos durante o estágio. Durante o programa, que é realizado a partir do 3º ano, os alunos exercem atividade prática por, em média, 30 horas semanais.

“É um campo de aprendizagem teórico-prática, desde a sua inauguração. Por ser um hospital de nível médio, oferece oportunidade de atuação nesse nível, além de que, quando os alunos passam pelo estágio de administração e supervisionado, os alunos entram em contato com modelo de gestão de um hospital onde a excelência no cuidado é palavra de ordem desde a sua inauguração”, afirma Antonieta Keiko Kakuda Shimo, professora de enfermagem da FENF.

Viver as mesmas experiências que os enfermeiros nas áreas de gestão, educação e assistência são aspectos que potencializam o trabalho do futuro enfermeiro, e segundo o professor José Luiz Tatagiba Lamas, da disciplina de fundamentos em enfermagem da FENF, o HES está cada vez mais completo e a organização também é um diferencial. “O Estadual é um hospital que pratica algumas experiências de gestão muito importantes e interessantes como café gerencial, café com resultados e diversas acreditações nacionais e internacionais. A integração dos estudantes como os servidores da instituição também é muito intensa”, acredita.

O que podemos concluir é que além de toda teoria, é preciso muita prática. Porque a realidade, muitas vezes, é o que estimula novos estudos; amplia debates; facilita a integração entre o aluno e paciente, e possibilita o contato 24 horas com a profissão. Para o estudante, a prática, a dedicação e a disciplina adquiridas durante o período de estágio agregam valor e conhecimento a sua carreira.

Caius Lucilius com Juliana Castro