HES é um dos três melhores hospitais públicos do país com a ONA Nível 3

O Hospital Estadual Sumaré está entre os três melhores hospitais públicos do país. A classificação é da ONA (Organização Nacional […]

Autor: admin

O Hospital Estadual Sumaré está entre os três melhores hospitais públicos do país. A classificação é da ONA (Organização Nacional de Acreditação), órgão credenciado pelo Ministério da Saúde, que avalia a eficiência das instituições de saúde públicas e particulares no Brasil. Trata-se de um fato inédito para um hospital público de ensino, já que apenas oito hospitais no Brasil, cinco privados (no estado de São Paulo, só o Oswaldo Cruz), possuem essa a classificação máxima que é a Acreditação Nível 3.

De acordo com a ONA, os outros dois hospitais públicos no Brasil que receberam juntos o mesmo prêmio são o Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Estadual de Pirajussara, ambos sob administração da Unifesp e ligados a Secretaria de Estado da Saúde. As avaliações finais aconteceram nos dias 09, 10 e 11 de julho. O certificado será entregue ao HES-Unicamp pelo governador Cláudio Lembo em um evento marcado para dezembro.

A Acreditação Nível 3 é a mais alta no padrão da certificação. Também conhecida como Acreditação com Excelência, assegura aos usuários a excelência na qualidade da assistência à saúde e a excelência na gestão administrativa. Mantido pela Secretaria de Estado da Saúde e administrado pela Unicamp desde 2000, o HES também foi o primeiro hospital no país a conquistar o nível 2 da Certificação de Acreditação Hospitalar.

A Acreditação Hospitalar é a outorga de um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos. A acreditação é um novo conceito de qualidade que combina segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade de atendimento.

“Fizemos história no serviço de saúde pública de excelência em São e no Brasil. Tudo graças a esse inominável grupo de colaboradores do hospital, de todas as áreas sem exceção, que encamparam as regras e protocolos da acreditação com muita dedicação. Parabéns a todos por mais essa histórica conquista”, destacaram juntos o superintendente Lair Zambon e a diretora administrativa Eunice Hirata.

O Programa de Acreditação Hospitalar estabelece três níveis: 1º segurança na estrutura física, sanitária e de capacitação profissional; 2º processos no fluxo de trabalho e o terceiro nível estabelece a melhoria do atendimento e gestão. A ONA é reconhecida formalmente pelo MS como entidade competente para o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar, que juntos habilitam empresas acreditadoras e expedem a certificação das organizações hospitais.